Autismo - TEA
O Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação,o comportamento social e a interação da criança ou adolescente. É chamado de “espectro” porque os sintomas e a gravidade do autismo podem variar amplamente de pessoa para pessoa.
Os primeiros sinais de autismo geralmente aparecem na infância, por volta dos 2 anos de idade, mas podem ser observados mais cedo ou mais tarde. Alguns dos sinais comuns incluem:
- dificuldade em estabelecer contato visual com outras pessoas;
- atraso ou ausência de linguagem verbal;
- comportamento repetitivo, como bater as mãos, balançar o corpo ou repetir palavras;
- dificuldade em fazer amigos ou participar de brincadeiras com outras crianças;
- interesses intensos em assuntos específicos como trens, dinossauros ou letras.
Cada criança e adolescente são únicos e o nível de suporte do autismo também, sendo classificado em nível 1, 2 e 3 de suporte. Por isso a minha abordagem se concentra no diagnóstico e tratamento precoce, sempre com empatia, respeitando o espaço e particularidades dos pacientes, desejo que as famílias se sintam acolhidas e compreendidas. Visto que com o diagnóstico adequado e com o auxílio de terapias, é possível ampliar a autonomia da criança e reduzir os sintomas, dentro da realidade de cada caso.