Você sente que a sua paciência é frequentemente testada pelo seu filho?
Às vezes uma discussão ou uma resposta atravessada podem acontecer, mas e quando isso se torna frequente? Isso pode ser um sinal do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). Descubra neste blog o que é TOD, suas principais características e qual é o tratamento.
A rotina fica complicada
Coisas simples do dia começam a te deixar angustiada, como ir por exemplo buscar o seu filho na escola, porque você sabe que alguém vai se queixar novamente que ele brigou com algum colega de turma ou com a professora. Sair com o seu filho também passa a ser uma questão, porque ele não consegue seguir as regras de nenhum lugar e se torna o centro das atenções. Ele faz exatamente tudo o que não é permitido, e os olhares de condenação surgem instantaneamente.
E o que é TOD?
O Transtorno Desafiador de Oposição (TOD) é um transtorno comportamental que afeta crianças e adolescentes. Apresenta uma variedade de sintomas desafiadores e de oposição, que podem criar conflitos significativos em casa, na escola e na vida social. Essas crianças muitas vezes desafiam regras e autoridades de maneira persistente, tornando o cotidiano um desafio constante e repleto de brigas.
Os principais sintomas são:
- Comportamento teimoso e desafiador;
- Brigas frequentes com figuras de autoridade;
- Recusa em seguir regras ou cumprir solicitações;
- Irritabilidade e raiva intensas;
- Responsabilização de outras pessoas por seus próprios erros.
Tratamento do TOD:
É fundamental que o TOD seja diagnosticado por um profissional altamente qualificado. O tratamento envolve terapia comportamental, que ajuda a criança ou adolescente a desenvolver habilidades de enfrentamento e a melhorar o relacionamento com a família e amigos. E em muitos casos o uso de medicação se faz necessário.
Compreender o TOD e buscar o tratamento adequado é o primeiro passo para proporcionar um ambiente mais tranquilo e harmonioso para seu filho e toda a sua família.