Uma família é um sistema complexo. É formada por indivíduos com diferentes necessidades e habilidades. Ser mãe é uma tarefa difícil e gratificante exige tempo, energia e dedicação. Entre o trabalho, as tarefas domésticas e o cuidado dos filhos, se sentir sobrecarregada é quase um veredito.
Mas para que uma família funcione bem, é importante que todos os membros recebam o suporte de que precisam. E a rede de apoio ajuda a garantir que todas as famílias tenham o suporte de que precisam.
Afinal, oque é uma rede de apoio?
Uma rede de apoio é um conjunto de pessoas que oferecem suporte emocional, prático e financeiro a uma família. Essas pessoas podem ser amigos, familiares, vizinhos, amigos do trabalho ou profissionais da saúde.
Por que toda família precisa de uma rede de apoio?
Toda família deveria ter uma rede de apoio, seja ela típica ou atípica. A rede ajuda a aliviar o estresse e a sobrecarga, auxiliando no dia a dia, como cuidar dos filhos, trabalhar e manter a casa.
Além do suporte emocional, especialmente quando a família é atípica. É com ela que a mãe pode desabafar e contar nos momentos difíceis.
Como construir uma rede de apoio?
Infelizmente a maioria das famílias não contam com rede de apoio ou tem poucas pessoas que podem ajudá-las. A construção de uma rede de apoio não é fácil, porque exige confiança, mas é importante lembrar que não precisa ser perfeita.
Uma rede de apoio pode fazer uma grande diferença na vida de uma família. Pois é ela que pode te ajudar a lidar com o estresse, suporte emocional e assistência prática no cotidiano.
Você tem alguém que conta como rede de apoio?