Você sabia que o autismo é mais comum em meninos do que em meninas?
Na verdade, as diferenças entre o autismo em meninos e meninas podem dificultar o diagnóstico. O diagnóstico é mais comum em meninos do que em meninas, com uma proporção de 1 menina para 4 meninos.
No entanto, essa proporção pode estar diminuindo, à medida que os profissionais de saúde se tornam mais conscientes dos sinais e sintomas do autismo em meninas.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. É um espectro, o que significa que os sintomas podem variar de leve a grave.
As principais diferenças entre o autismo em meninos e meninas:
As diferenças entre o autismo em meninos e meninas podem ser observadas nas seguintes áreas:
Comunicação e linguagem:
- Meninos – mais propensos a apresentar atrasos na fala, dificuldades com a linguagem social e falta de interesse em conversar.
- Meninas – mais propensas a apresentar habilidades verbais fortes, mas podem ter dificuldades com a linguagem social e a compreensão da linguagem não verbal.
Interação social:
- Meninos – mais propensos a evitar contato visual, a não responder às solicitações sociais e a ter problemas para fazer amigos.
- Meninas – mais propensas a tentar se encaixar, a seguir as regras e a agradar os outros.
Comportamento:
- Meninos – mais propensos a apresentar comportamentos estereotipados e repetitivos, a ter dificuldades com a atenção e a ser hiperativos.
- Meninas – mais propensas a apresentar comportamentos autolesivos, a ter problemas com a ansiedade e a ser retraídas.
É importante ressaltar que essas são apenas generalizações. Cada pessoa com autismo é diferente, e os sintomas podem variar de acordo com o indivíduo. Se você estiver preocupado com o desenvolvimento de seu filho, é importante consultar um profissional.
Algumas dicas para identificar o autismo em meninas:
Esteja atento a sinais de atrasos no desenvolvimento social e da linguagem. Por exemplo, uma menina pode:
- Não responder ao seu nome;
- Não seguir instruções;
- Não brincar de forma colaborativa com outras crianças;
- Não demonstrar interesse em compartilhar ou brincar com outras crianças;
- Não demonstrar interesse em conversas ou brincadeiras sociais.
Preste atenção a comportamentos repetitivos ou estereotipados. Por exemplo, uma menina pode:
- Balançar o corpo;
- Girar objetos;
- Repetir palavras ou frases;
- Ter interesses ou obsessões restritas.
Observe se a menina tem dificuldade em entender ou responder a emoções. Por exemplo, ela pode:
- Não perceber quando alguém está triste ou bravo;
- Não responder às emoções das outras pessoas;
- Não entender as implicações sociais da linguagem.
Se você notar esses comportamentos na sua filha, não deixe de consultar um profissional. Um diagnóstico precoce pode ajudar a garantir o apoio e intervenções necessárias.