Você sabia que o autismo é mais comum em meninos do que em meninas? 

Na verdade, as diferenças entre o autismo em meninos e meninas podem dificultar o diagnóstico. O diagnóstico é mais comum em meninos do que em meninas, com uma proporção de 1 menina para 4 meninos.

No entanto, essa proporção pode estar diminuindo, à medida que os profissionais de saúde se tornam mais conscientes dos sinais e sintomas do autismo em meninas. 

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. É um espectro, o que significa que os sintomas podem variar de leve a grave.

As principais diferenças entre o autismo em meninos e meninas:

As diferenças entre o autismo em meninos e meninas podem ser observadas nas seguintes áreas:

Comunicação e linguagem:

  • Meninos – mais propensos a apresentar atrasos na fala, dificuldades com a linguagem social e falta de interesse em conversar.
  • Meninas – mais propensas a apresentar habilidades verbais fortes, mas podem ter dificuldades com a linguagem social e a compreensão da linguagem não verbal.

Interação social:

  • Meninos – mais propensos a evitar contato visual, a não responder às solicitações sociais e a ter problemas para fazer amigos.
  • Meninas – mais propensas a tentar se encaixar, a seguir as regras e a agradar os outros.

Comportamento:

  • Meninos – mais propensos a apresentar comportamentos estereotipados e repetitivos, a ter dificuldades com a atenção e a ser hiperativos.
  • Meninas – mais propensas a apresentar comportamentos autolesivos, a ter problemas com a ansiedade e a ser retraídas.

É importante ressaltar que essas são apenas generalizações. Cada pessoa com autismo é diferente, e os sintomas podem variar de acordo com o indivíduo. Se você estiver preocupado com o desenvolvimento de seu filho, é importante consultar um profissional.

Algumas dicas para identificar o autismo em meninas:

Esteja atento a sinais de atrasos no desenvolvimento social e da linguagem. Por exemplo, uma menina pode:

  • Não responder ao seu nome;
  • Não seguir instruções;
  • Não brincar de forma colaborativa com outras crianças;
  • Não demonstrar interesse em compartilhar ou brincar com outras crianças;
  • Não demonstrar interesse em conversas ou brincadeiras sociais.

Preste atenção a comportamentos repetitivos ou estereotipados. Por exemplo, uma menina pode:

  • Balançar o corpo;
  • Girar objetos;
  • Repetir palavras ou frases;
  • Ter interesses ou obsessões restritas.

Observe se a menina tem dificuldade em entender ou responder a emoções. Por exemplo, ela pode:

  • Não perceber quando alguém está triste ou bravo;
  • Não responder às emoções das outras pessoas;
  • Não entender as implicações sociais da linguagem.

Se você notar esses comportamentos na sua filha, não deixe de consultar um profissional. Um diagnóstico precoce pode ajudar a garantir o apoio e intervenções necessárias.

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