Transtornos de aprendizagem são distúrbios que afetam a capacidade da criança de aprender, processar e armazenar informações. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas. Eles incluem a dislexia, a discalculia, a disgrafia e a disortografia.
A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos. Trata-se de um déficit na capacidade de leitura.
A disortografia é caracterizada pela dificuldade de ortografar, a disortografia afeta, sobretudo, a escrita. Os sintomas são semelhantes ao da dislexia, uma vez que a pessoa com essa condição tem dificuldade para elaborar um texto e escrever as palavras corretamente.
A discalculia envolve dificuldades tanto para solucionar problemas matemáticos quanto para identificar números e a relação entre eles.
A disgrafia é uma dificuldade específica na capacidade de escrever. Por isso, os déficits são identificados no uso da ortografia, caligrafia e construção de pensamento.
Identificação e Diagnóstico
A identificação precoce dos transtornos de aprendizagem é essencial para ajudar a criança a obter o apoio necessário. O diagnóstico envolve uma avaliação detalhada por profissionais especializados, como neuropediatra, psicopedagogo, neuropsicólogo e fonoaudiólogo, que examinam o desempenho acadêmico, habilidades cognitivas e emocionais da criança.